quarta-feira, 17 de março de 2010

Alergia ao leite de vaca e Intolerância à Lactose

Muitas vezes vemos as pessoas falando de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e da Intolerância à Lactose como se elas fossem a mesma coisa, mas não são.

A APLV é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca. O leite tem na sua composição diversas proteínas, divididas no coalho (caseínas) e no soro. Tanto as proteínas do soro quanto as caseínas podem desencadear reações alérgicas.

Cerca de 2,5% dos lactentes (criança que está amamentando) e até 4% das crianças até três anos de idade apresentam alergia ao leite de vaca. É importante destacar que quando a mãe ingere leite de vaca as proteínas do mesmo passam para o leite materno, podendo desencadear reações na criança. Sintomas como prisão de ventre, diarréia, irritabilidade, refluxo, vômitos, reações na pele, perda de peso e chiado podem estar relacionados com a APLV.

Já a intolerância à lactose é a dificuldade de digerir a lactose, pela deficiência ou ausência da enzima lactase, que “digere” a lactose. A lactose é um açúcar do leite e não provoca alergia, portanto é errado dizer “alergia à lactose”.

A seguir segue um quadro explicativo que diferencia a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) da intolerância à lactose.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

O que é?

Dificuldade do corpo de digerir e absorver a lactose.

Reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca.

É mais comum em que idade?

É mais comum em adultos do que em crianças.

Mais comum em crianças, principalmente em bebês. Rara em adultos.

Quais são os sintomas e sinais mais comuns?

Diarréia, cólicas, barriga estufada (distensão abdominal) e náuseas que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca.

Vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, alterações na pele, problemas respiratórios (asma, chiado, rinite) e emagrecimento. Podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão do leite de vaca ou derivados.

Como é feito o diagnóstico?

Pelo médico, através da história clínica e sintomas. Em alguns casos exames específicos são solicitados.

Pelo médico, através da história clínica e sintomas. Exames podem até ajudar, mas a confirmação diagnostica é feia pelo “teste de desencadeamento”, no qual se observa a reação do paciente à retirada do leite de vaca e derivados e a reação à posterior reintrodução destes alimentos.

A criança pode continuar a ser amamentada no peito?

Sim, o leite materno deve ser sempre o principal alimento oferecido ao bebê. E é raríssimo ocorrer a intolerância à lactose através do leite materno.

Sim, mas a mãe deve seguir uma dieta especial, sem leite de vaca ou derivados, orientada por seu médico.

Se a criança não tiver mais mamando no peito, que cuidados devem ser tomados com a sua alimentação?

Quantidades pequenas de leite de vaca, derivados e alimentos que contenham leite geralmente são toleradas.

É necessária a exclusão completa de leite de vaca, derivados e alimentos que contenham leite (ex.: bolos e biscoitos).

É preciso dar algum leite ou fórmula especial?

Sim, apenas para os bebês que não estiverem sendo amamentados. Para menores de 1 ano, usamos fórmulas especiais isentas de lactose. Acima de 1 ano, produtos com baixo teor de lactose são bem tolerados.

Sim, apenas para os bebês que não estiverem sendo amamentados. A dieta deverá ser orientada pelo médico. IMPORTANTE: Leite de cabra, ovelha e búfala também podem causar reações alérgicas pela similaridade desses leites com o leite de vaca.

A criança volta a ter uma dieta normal?

A maior parte das pessoas continua a apresentar a intolerância a lactose por toda a vida. Exceção deve ser feita à intolerância à lactose causada por uma diarréia prolongada, caso no qual a melhora é comum após algum tempo.

Aproximadamente metade das crianças com APLV melhora por volta de 1 ano de idade. Mais de 90% delas estão curadas aos 3 anos de idade. Pouquíssimos pacientes continuam alérgicos ao leite por toda a vida.


Fonte : http://bluelogs.net/drexplica/artigos/alergia-ao-leite-de-vaca-e-intolerancia-a-lactose-qual-a-diferenca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário