sábado, 20 de março de 2010

Dicas para uma dieta de exclusão livre de “surpresas” desagradáveis!

Primeiro passo para começar uma dieta de exclusão.

1) Procure um bom médico que seja capaz de acompanhar, apoiar e orientar os pais sobre a dieta correta.

2) Conhecimento: Procure estar munido de informações acerca da alergia alimentar. Tenha em mente que uma dieta mal feita pode retardar a cura ou até mesmo prejudicar o crescimento físico e intelectual da criança.

3) Substitua todos os utensílios de plástico da criança por utensílios de inox ou vidro, sendo que os mesmos deverão ser lavados e guardados separadamente dos outros utensílios da casa.

4) Lembre-se que água fervente elimina apenas “formas de vida que não resistem à temperaturas elevadas (acima de 100 graus)”, não mata proteínas, portanto elas permanecem quase que intactas nos utensílios, formando os tão temidos e odiados “traços”.

5) Mas afinal, o que são traços? Por que fazem tanta diferença na dieta?

Traços são pequenas partículas de proteínas (invisíveis a olhos humanos) que podem ficar nos utensílios durante o processo de lavagem dos mesmos, seja pela esponja caseira ou em produtos industrializados (ex: biscoitos), que compartilham a mesma máquina para fabricar diversos produtos diferentes com o alimento alvo de sua dieta de exclusão.

Por que dar preferência para utensílios de inox ou vidro? Os materiais plásticos (ex: Tupperware), são porosos e por mais que se lave, sempre sobrarão vestígios de proteínas em seus poros.

6) Mas será que tudo isso é extremamente necessário? Uma gota ou traço do alimento alvo da dieta da exclusão vai fazer tão mal assim?

Alergia é qualitativa e não quantitativa, o estrago no organismo de seu filho será o mesmo se ele consumir traços, uma gota ou um litro do alimento alvo, por tanto muito cuidado.

7) E quais utensílios devem ser substituídos?

Chupetas, mamadeiras, copos, pratos, talheres, potes, copo do liquidificador, formas de pães, pudins e bolos plásticas ou de silicone, panelas de teflon (mais antigas, que estejam soltando o teflon), colheres de pau, panos de prato. Separe uma esponja para lavar somente os utensílios de seu filho.Se você usa panelas para cozinhar, separe algumas somente para seu filho.

Segundo passo: Compras no supermercado

Fazer compras no supermercado pode ser uma tarefa simples para pessoas comuns, mas para mães de crianças alérgicas não é tão simples assim.

Abaixo dicas para tornar suas compras no supermercado.

1) Não saia de casa sem antes fazer um lanche. Com fome você tende a comprar produtos por impulso, além de gastar mais poderá acabar comprando produtos “proibidos” e esses serem descobertos pelo filho alérgico.

2) Nunca vá com crianças ao supermercado. Ficará cansada, estressada e não conseguirá: ler rótulos atentamente.

3) Leia atentamente todos os rótulos. A legislação brasileira ainda não obriga empresas a rotular traços, porém muitas delas já o fazem. Quando encontrar algum produto que “teoricamente” não rotula traços, desconfie, ligue para o SAC da empresa para certificar-se.

4) Não se iluda, para crianças em dieta de exclusão de leite de vaca não existem biscoitos recheados e waffles no mercado. Para crianças com restrição à carne bovina, não comprem frangos inteiros ou soltos em açougues, pois eles estarão contaminados pela carne bovina. Opte por frangos congelados, sem tempero e orgânicos (caipiras). Cuidado: Leia atentamente a embalagem do frango, as grandes de redes de supermercados estão vendendo muitos frangos congelados e temperados. Na dúvida não compre, ou ligue primeiramente para o SAC da empresa. Ainda para crianças em dieta de exclusão de carne bovina, cuidado com sorvetes, gelatinas, balas de goma (Jujuba), marshmellow, geléias de frutas e geléia de mocotó, todos esses produtos possuem entre seus ingredientes proteínas do soro bovino (que cruzam com uma das proteínas do leite de vaca).

5) Para crianças em dieta de exclusão do leite de vaca e soja, cuidado com frios e embutidos, (lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame e outros) TODOS levam proteína isolada de soja em sua composição.

6) Muita atenção também com os cereais (Corn flakes, farinhas de milho, arroz e láctea, granola, entre outros), quase todos possuem leite, soja ou traços em sua composição.

7) Condimentos: Quase todos os temperos prontos em tabletes ou em sachês possuem traços, leite, soja, corantes, aditivos alimentares em sua composição. Opte por temperos tradicionais: alho, cebola, salsa, cebolinha, urucum, cúrcuma.

8) Chocolates e doces: Não existem chocolates sem leite, soja ou traços em grandes redes de supermercados, chocolates sem leite são encontrados em casas de produtos naturais ou em casas de produtos orientais.

9) Balas, pirulitos e chicletes podem não ter leite ou soja em sua composição, mas possuem muitos aditivos químicos, além dos corantes. NÃO ENSINE SEU FILHO COMER PORCARIAS QUÍMICAS.

10) Pão Francês: Esse é um tema muito discutido entre mães de filhos alérgicos. O mais delicioso, precioso e tradicional pãozinho francês pode ser a maior armadilha para uma criança alérgica. Os padeiros podem jurar que não leva leite, soja, ovo ou qualquer outro alérgeno em sua composição, mas é praticamente impossível fugir dos traços em uma padaria. Não caiam nessa armadilha.

11) Carrinho de pipoca: Quem não gosta de comer aquela pipoca cheirosa e quentinha que o “Tio José” faz todos os dias na esquina de casa? Uma pena, pois o “Tio José” geralmente não sabe que manteiga tem leite e coloca em toda a pipoca que faz. Não precisa ser deselegante com o “Tio José”, apenas agradeça e compre um pacotinho de pipoca no supermercado para estourar em casa, sem se preocupar com os terríveis traços.

12) Pipoca de microondas: Esse é um grande problema para os alérgicos em dieta de exclusão, pois praticamente todas são temperadas e as pipocas que não tem o tempero, correm o grande risco de ter traços, devido ao compartilhamento de equipamentos. Evite, sempre.

13) Farinhas: Para quem faz dieta de exclusão de trigo, tem ficar muito atento as farinhas oferecidas em mercados, é sempre bom ligar para o SAC antes e perguntar se existem traços ou compartilhamento das máquinas. Existem várias marcas boas no mercado hoje.

14) Para crianças com reações cutâneas imediatas ou não: É preciso ler a embalagem dos cosméticos, hoje é muito comum ver cosméticos com “proteínas do leite”, “proteínas da soja”, com “mel”, “germe de trigo”, além dos famosos corantes. Existem empresas que usam óleos recicláveis na composição de seus produtos, óleos esses usados em restaurantes, supermercados e outras empresas, com traços dos mais variados alérgenos (leite e derivados, soja, ovos, glúten). Ainda não existe uma legislação específica que obrigue as empresas a declarar tais informações em suas embalagens. Ligue para os SACs e evite os produtos, procure o médico e veja qual cosmético mais indicado para seu filho.

15) Ainda para crianças extremamente sensibilizadas, com reações imediatas graves, sujeitas a anafilaxia ou edemas de pele, é de suma importância excluir os alérgenos da casa por algum tempo, até que haja estabilidade da criança. Organismo sensibilizado pode reagir a tudo.

Terceiro passo: Vida Social

Um tema assustador para quem faz dieta de exclusão alimentar.

Abaixo algumas dicas para ter uma vida social sem traumas e constrangimentos.

1) Festas infantis em Buffets – Não se iluda em festas infantis, o garçom poderá dizer que tal salgadinho não tem leite, porém foi frito no mesmo óleo do bolinho de queijo com camarão. O melhor a fazer é levar seu “kit festa”. Tenha em casa alimentos congelados que seu filho possa comer, quando tiver algum evento, leve-os, evitará situações constrangedoras e reações alérgicas.

2) Almoço ou jantar em restaurantes: Não faça disso uma regra, pois é realmente complicado encontrar algum restaurante que tome todas as medidas para uma boa refeição de um alérgico. Visite a cozinha do restaurante, quando chegar, converse com o maître, com o cozinheiro e reze muito para que seu peixe não venha marinado no leite e seu frango grelhado na manteiga.

3) Ele vai ficar com vontade! Coitadinho, um pedacinho não faz mal! Muito cuidado na casa de parentes e amigos, eles são loucos para induzir você a escapar na dieta. Leve sempre seu “kit alimentos” para fugir dessas armadilhas. Tente explicar para as pessoas porque não pode, mas não se sinta constrangido se não houver entendimento do outro lado. A SAUDE DO SEU FILHO É MAIS IMPORTANTE!

4) Sobrevivendo em viagens: Se for ficar em casa de parentes, não tenha medo de “lotar o carro com suas bugigangas”, leve tudo que julgar necessário, não se preocupe com o que as pessoas vão pensar, preocupe-se apenas com a saúde de seu filho. Abaixo uma lista de utensílios e alimentos que poderão facilitar sua vida durante viagens.

- Liquidificador

- Panela Elétrica

- Fórmulas infantis

- Garrafa térmica (p/ter água quentinha sempre que precisar)

- Comida para você e seu filho congelada

- Bolos, pães e biscoitos feitos em casa (congelados ou não)

- Pratos, copos, talheres, panelas, panos de prato

- Industrializados permitidos (produtos difíceis de encontrar)

- Leite vegetal congelado

- Esponja e detergente

- E todo o resto que você levaria de qualquer forma.

Um comentário: