segunda-feira, 24 de maio de 2010

Andando em círculos – Alergia Alimentar e a mídia!

Faz um tempo que não posto aqui. Minha vida, em transformação constante, não permite que escreva todos os dias, bem que gostaria.

Bom, estou aqui para falar da matéria exibida no último Globo Repórter sobre a alergia e doença celíaca. A matéria foi ao ar dia 21/05, esse é o link: http://g1.globo.com/globo-reporter/

Para quem não sabe, sempre lutei por um Globo Repórter no tema, fizemos campanhas de pedidos, até mesmo usando pessoas de outras comunidades do Orkut e amigas que estão nessa mesma luta conosco.

Confesso que fiquei muito decepcionada! Há mais ou menos um mês (ou mais), algumas de nós foram procuradas pela produção do programa e o que foi proposto seria bem diferente do que foi ao ar. Seria um programa completo, inteiro sobre alergia alimentar e todos os problemas que enfrentamos no dia a dia.

Ao contrário do que foi proposto, foi ao ar um programa bom, não vou dizer que foi ruim, foi ótimo, porém mais uma vez nossas dificuldades foram esquecidas.

Deram ênfase ao amendoim que é muito consumido no exterior e esqueceu-se de falar sobre nosso grande problema com o leite e a soja. Nem falaram sobre a soja!

Trataram a amamentação como a coisa mais obvia do mundo, sem enfatizar os benefícios de uma amamentação prolongada não só quando se tem alergia alimentar, mas para crianças “normais”. Não falaram que a mãe que amamenta precisa fazer a dieta para amamentar. Pra mim um erro imperdoável!

Não falaram dos rótulos dos alimentos, onde sempre estamos caindo em armadilhas, onde a Lei não funciona, ou melhor, não existe.

Não falaram da incompetência e desinformação dos médicos, que a grande maioria não sabe diferenciar Alergia de Intolerância. Que a grande maioria não sabe o que são traços, não sabe quais alimentos tem leite/soja ou não. Já vi médico do HC receitando Nidex para criança com alergia alimentar. Tem médico com Blog na internet, receitando “leite de frango” com Mucilon. Médico mandando a mãe dar gelatina e geléia de mocotó para criança alérgica com quatro meses de idade.

Falaram do garoto que tem os copos separados, talheres separados, mas não explicaram o porquê de se ter utensílios separados! Não falaram o que são traços!

Sem contar que não falaram quase nada da doença celíaca, se não me engano, apenas um bloco do programa. Será que não seria assunto para um programa inteiro?

A impressão que tenho é que continuamos caminhando em círculos, sem chegar a lugar algum.

Até quando o mundo vai viver na ignorância?

5 comentários:

  1. Michely fiquei sabendo na 6ªf. que haveria essa matéria no Globo Reporter, daí muita gente me perguntou no fim de semana e hoje, vc. assistiu?
    E a resposta é NÃO, sinceramente já esperava por algo assim "sonso" , seu post não me surpreende, já vi outras reportagens Fantástico, na Rede Record, e sempreeeeee é tudo tão vago, falam falam e não falam absolutamente nada, e as matérias que saem então em revista é de chorar....que pena que eu não estava errada dessa vez.

    ResponderExcluir
  2. Michely, concordo totalmente com você! Acho super válido reportagens a esse respeito pois de qualquer maneira chama a atenção para esse problema. Mas como tudo que temos vistos na mídia, são reportagens simplistas que não mostram a dura realidade de quem tem alergia alimentar. Não mostra quantos casos de alergias múltiplas e graves existem e parece que é super tranquilo: é só retirar o alimento da vida e a questão está resolvida. Vamos propor o seguinte: cada pessoa que ler esse blog tira por uma semana da dieta o LV, a soja, os traços, separa tudo (anula a contaminação) e imagina gastar cerca de R$5000 por mês em fórmulas especiais, além de médicos e remédio. Será que é simples mesmo????

    ResponderExcluir
  3. ja estou te seguindo!! ontem eu descobri sobre o caseinato e ja retirei do leite! quem passou foi a nutricionista do hospital.. olha q absurdo... mas muito obrigada pela informacao!! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mi da uma lida nesse meu post.
    http://mairapaolucci.blogspot.com/2010/05/autismo-e-nutricao-no-programa-hoje-em.html
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Micheli,
    vc esta certissima... pelo menos fica o consolo que a midia esta dando atenção para alergia alimentar (mesmo que seja minima).

    ResponderExcluir